A impressora matricial já foi o modelo mais popular de impressora, principalmente na década de 80. Com o surgimento dos modelos jato de tinta e laser com preços competitivos, a impressora matricial acabou perdendo mercado, sendo produzido poucos modelos atualmente. Mas, hoje em dia, ainda compensa comprar uma impressora matricial?

Para usuários residenciais, a impressora matricial dificilmente será uma boa opção de compra, pois como a demanda de impressão é menor, pode utilizar um modelo jato de tinta ou laser, que garante uma qualidade de resolução maior e melhor relação custo benefício.

Já empresas que tem uma demanda contínua de impressão (como um alto número de notas fiscais, ordens de serviço e duplicatas) tem nos modelos matriciais uma excelente opção de compra, pois imprime uma grande quantidade diária de páginas, com uma durabilidade maior e menor custo de manutenção, quando comparado com os modelos de outras tecnologias.

Entre as vantagens da impressora matricial está a possibilidade de utilizar formulário contínuo carbonado, imprimindo mais de uma via (cópia) simultaneamente, por ser utilizadas agulhas de impacto para produzir o texto. Em modelos jato de tinta ou laser seria necessário imprimir uma via por vez, aumentando o tempo e o custo. A Epson FX 890, por exemplo, imprime o documento original, além de mais até 6 vias simultaneamente.

Outra vantagem está na durabilidade da fita de impressão, capaz de imprimir vários documentos sem a necessidade de troca, além de ser mais barato que um cartucho de toner. O formulário contínuo também costuma ser mais barato que o papel sulfite.

Logo, se a necessidade de sua empresa é por imprimir várias páginas de texto, sem imagem, e na cor preta, a melhor e mais barata opção de impressora é um modelo matricial. Veja em nosso site os modelos disponíveis para pronta entrega.