A cada dia que passa nós acabamos nos cadastrando em mais e mais sites diferentes. Contas de email, redes sociais, aplicativos, lojas virtuais, enfim. Todas com dados sigilosos seu, como número de documentos e, em alguns casos, dados bancários. E você tem certeza que suas informações estão bem protegidas? Suas senhas de acesso são simples? Como fazer uma senha forte?

Por incrível que pareça, ainda há pessoas que utilizam senhas simples como “mudar123” ou “senha”. Não precisamos nem dizer que são senhas fáceis de serem descobertas por hackers ou pessoas más intencionadas. Mas mesmo que sua senha não seja tão fraca deve-se tomar cuidado com outro erro comum com senhas na internet, que é usar a mesma senha, ou pequenas variações dela, em todos os sites.

O ideal é que cada cadastro tenha uma senha diferente, alterada regularmente. Ela deve ser longa, com números, caracteres, e letras maiúsculas e minúsculas. E sua senha deve fazer sentido para você, senão será rapidamente esquecida. Parece muito complicado? Então temos algumas dicas para ajudar.

O recomendado é transformar uma frase curta em senha, por exemplo:

- minha senha mais forte

É uma frase simples e fácil de lembrar. Aliás, espaços são aceitos na senha. Agora insira letras maiúsculas e caracteres (pode ser uma pontuação):

- Minha senha MAIS forte!

Por fim, insira números onde faça sentido para você:

- M1nh4 senh4 MA1S forte!

Pronto. Uma senha longa, variada, e fácil de lembrar.

Agora, para ter ainda mais comodidade no controle de senhas, você pode utilizar um dos vários Gerenciadores de Senha disponíveis na rede, como o F-Secure Key, juntando todas suas senhas com segurança, pois os dados são criptografados.