Cartuchos e toners são, obviamente, peças fundamentais para o bom funcionamento de sua impressora. Logo, manter seu equipamento com suprimentos de qualidade irá garantir a máxima produtividade e qualidade de impressão, além de reduzir o risco de falhas e danos no equipamento. Por esse motivo, utilizar cartuchos e toners originais do fabricante, desenvolvido para que sua impressora possa desempenhar seu trabalho da forma esperada, será sempre o melhor investimento.

Mesmo sendo mais baratos, cartuchos alternativos ou remanufaturados dificilmente se igualam em rendimento e qualidade de tinta, além de causar a perda da garantia do equipamento. Estudos independentes observaram que 47% dos toners alternativos podem falhar, e o rendimento costuma ser 29% menor que o toner original equivalente.

Como a tinta genérica não é fabricada com o mesmo processo de ponta oferecido pela fabricante original, o cartucho e toner “pirata” não é capaz de oferecer a mesma rapidez de secagem e alta durabilidade de impressão. Assim, a impressão colorida tende a apresentar cores desbotadas, com risco de mudança na tonalidade com o passar do tempo. Além disso a demora na secagem aumenta o risco de manchas e borrões. Mesmo para impressão de textos monocromáticos, a qualidade inferior dos modelos genéricos gera menor nitidez, principalmente em fontes pequenas, além de maior possibilidade de falhas.

Os modelos remanufaturados utilizam carcaças vazias de cartuchos usados, que já sofreram o desgaste natural para a qual foram projetadas. Inserir uma peça desgastada dentro de sua impressora aumenta a possibilidade de vazamentos no papel ou em partes sensíveis do equipamento, o que pode causar danos em placas ou peças de alto custo de manutenção. No caso de toners ainda há o risco de vazamento de produtos químicos em suas mãos.

Não corra riscos! Apenas utilizando suprimentos originais do fabricante de sua impressora que você conseguirá garantir o desempenho e a vida útil de seu equipamento, reduzindo os custos de manutenção a médio e longo prazo. Com a possibilidade da assinatura de cartuchos, você consegue programar o envio de novos suprimentos, para que sua empresa não corra o risco de ficar com a impressora “parada”, acumulando serviço e prejudicando o ritmo da empresa.