É comum em várias empresas e escritórios que uma única impressora ou multifuncional seja compartilhada entre diferentes setores, pois a máquina consegue atender a demanda, acabando por reduzir custos com energia e suprimentos. Mas as vezes é necessário solicitar a impressão ou digitalização de documentos sigilosos, que não devem ser vistos por outras pessoas. Algo comum na rotina dos departamentos jurídico, financeiro e recursos humanos da empresa. Como fazer para manter a informação protegida de pessoas curiosas. Aqui vai algumas dicas.

Impressoras e multifuncionais desenvolvidas para uso em ambiente corporativo conta com a função “Impressão Segura”, que torna necessário a utilização de senha para a reimpressão de algum documento, quando solicitado no painel frontal da impressora. Sem essa função ativa é possível reimprimir o último documento enviado para o equipamento.

Também esteja atento à bandeja de saída da impressora. Modelos atuais são capazes de imprimir dezenas de páginas em alguns minutos, então evite que elas fiquem acumulando a vista de todos. Também convém possuir uma fragmentadora para destruir um documento já utilizado ou digitalizado. O mais recomendável e a destruição imediata, para que não acumule.