Cuidar de sua impressora garante que ela trabalhe com a máxima eficiência, proporcionando resultados de alta qualidade sem perder em velocidade de processamento e impressão. Assim como outros aparelhos eletrônicos a falta de limpeza periódica acaba causando acúmulo de sujeira no interior da impressora, o que pode causar aquecimento, bloqueio de tinta, desalinhamento, entre outros problemas que podem gerar transtorno dentro da rotina de trabalho.

Porém a limpeza, principalmente interna, requer certos cuidados para que nenhum componente eletrônico seja danificado no processo. Aqui daremos algumas dicas sobre como proceder durante a limpeza.

Em impressoras laser, realize a limpeza sempre que for trocar o toner de tinta. Não toque na haste do carrinho ou na cinta codificadora da impressora, e tome cuidado para não desencaixar algum componente do aparelho. Utilize uma flanela seca ou cotonete para retirar o excesso de tinta e poeira. Nunca utilize água, nem mesmo umedeça a flanela. Caso haja muita tinta acumulada, utilize um líquido específico para limpeza de equipamentos eletrônicos.

Para impressoras jato de tinta, procure realizar a limpeza interna a cada seis meses. Mantenha os mesmos cuidados com os componentes internos citados acima. Não faça a limpeza dos bicos de impressão manualmente, utilizando sempre as funções de limpeza do cartucho presentes no software da impressora.

Já para a parte externa da impressora, um pano levemente umedecido pode ser usado para tirar o pó, inclusive do vidro do scanner. Não utilize álcool ou qualquer outro produto químico.