A Kyocera surgiu em 1959, como uma pequena fábrica no subúrbio da cidade de Kyoto, no Japão. Começou com 28 funcionários, que produziam um isolador de cerâmica em formato de U, que eram utilizados nos primeiros tubos de imagem dos aparelhos de televisão. Com o passar dos anos a Kyocera (cujo nome vem de Kyoto Ceramics) passou a desenvolver alta tecnologia relacionado a cerâmica, indo desde utensílios de cozinha, até complexos componentes para circuitos elétricos, que foram utilizados até mesmo pela NASA.

Entre os diversos ramos em que a marca atua, a Kyocera destaca-se por ser pioneira em sistemas elétricos solares, produzindo painéis desde os anos 80. Além de desenvolver produtos médicos e odontológicos, lentes industriais, conectores e diversos componentes eletrônicos e automotivos.

A entrada da Kyocera no setor de impressoras e multifuncional deu-se em 2001 com o lançamento da KM-3530. Desde então a empresa tem como diferencial a fabricação de máquinas com longa vida útil, e que tendem a utilizar menos energia que seus concorrentes diretos, graças a exclusiva tecnologia ECOSYS.