O couché é um papel com gramatura mais pesada que o sulfite, recomendado para impressão de alta qualidade, para uso principalmente em materiais de divulgação, como panfletos e folders. O modelo mais comum de papel couché é o de alto brilho, porém também há um modelo fosco (mate) permitindo o usuário escolher o melhor tipo de acabamento para sua necessidade. Este tipo de papel não é o mais recomendável para a impressão de fotografia, existindo modelos de gramatura mais pesada para essa finalidade.

Existem dois tipos de papel couché, L1 e L2. Essa numeração indica quantos lados podem ser utilizados para impressão. Na L1 a impressão é apenas na frente, servindo para panfletos e material para apresentações, enquanto o modelo L2 permite a impressão frente e verso, para folders e demais impressos promocionais.

Um cuidado que se deve tomar com relação ao papel couché é verificar se ele foi testado em impressoras laser. A maioria dos papéis disponíveis no mercado foram desenvolvidas para impressoras jato de tinta. Um papel que não tem a indicação de uso em impressora laser pelo fabricante pode causar danos no equipamento, pois não está preparada para o calor gerado no processo de impressão.



Aproveite: