Tomamos todas as medidas para garantir a saúde de nosso time e a rapidez e qualidade do seu atendimento saiba mais
ImpressorAjato

Encontre seu Cartucho & Toner

Entenda o que é a Tampografia.

Descarte consciente do lixo eletrônico

 

 

A tampografia é um tipo de impressão que se dá através de uma transferência indireta de tinta, a partir de um clichê gravado contendo o objeto que será impresso em baixo relevo, por meio de um tampão (almofada feita de silicone).

 

O processo é preciso e fornece maior definição/qualidade, proporcionando traços finos, além de ser ótimo para imprimir em superfícies regulares ou irregulares. As empresas utilizam muito esse tipo de impressão para fazer aplicações em brinquedos, vidros, eletrônicos, entre outros objetos e utilitários.

 

A tecnologia surgiu no século XIX como uma técnica rudimentar, voltada para decorara vasilhas da Rainha Vitória, da corte inglesa. Já nos anos 50, a técnica ganhou proporção industrial, passando a decorar relógios de pulso suíços.

 

Como funciona?

 

No sistema aberto, uma espátula empurra a tinta para o cliché e, ao retornar, raspa a tinta que sobrou com uma lâmina. Logo a tinta fica apenas na parte em baixo relevo. Feito isso, o tampão de silicone desce até o cliché, tira a tinta e transfere para a peça.  Já no sistema fechado, no lugar das lâminas entra um reservatório cilíndrico que fica em cima do cliché e por onde entra a tinta. A raspagem é feita pela borda do reservatório e a tinta que ficou no baixo relevo é transferida para a peça através do tampão de silicone.