Antes de escolher uma nova impressora ou multifuncional para a sua empresa ou escritório, é muito importante estar ciente sobre os custos fixos e variáveis relacionados à impressão, pois isso permitirá fazer uma escolha segura em um equipamento que irá fornecer a qualidade e produtividade necessária para o seu ritmo de trabalho, com menor consumo mensal, o que significa maior economia a médio e longo prazo.

O principal custo fixo é o valor da impressora em si. Nos casos de impressão compartilhada, comum em pequenas e médias empresas, é necessário levar em conta o custo com servidor, TI e gerenciamento de impressão. Então dependendo da situação, uma impressora de maior valor que já conte com softwares próprios para gerenciamento e impressão segura acaba compensando mais que uma impressora equivalente de menor valor, mas sem os softwares inclusos. E lembre-se em levar em conta também os custos variáveis, mesmo em impressoras para uso doméstico, pois nem sempre o equipamento mais barato significa ser o mais econômico.

Entre os custos variáveis estão o consumo de energia elétrica, cartuchos de tinta ou toner, papéis, entre outros. Impressoras laser costumam ter um consumo de energia superior aos modelos que utilizam cartucho, porém com uma impressão mais rápida e de secagem instantânea. Toners costumam ser mais caros que cartuchos, porém com um rendimento superior, o que faz com que o custo por página seja equivalente ou até mesmo inferior. E estes são apenas alguns exemplos dos custos mensais que envolvem uma impressora.

Para escolher a melhor impressora, faça um comparativo entre os modelos que oferecem a qualidade e o rendimento de impressão desejado, fazendo um cálculo estimado de ao menos dois anos de uso, contando troca de suprimentos e consumo médio de energia. Assim terá maior segurança ao escolher a melhor opção.

Para ajudá-lo na escolha, pode contar com o apoio de nossos especialistas, seja através do chat online ou por telefone.

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