Encontre seu Cartucho & Toner
O consumo é uma prática tão comum, que muitas vezes não paramos para pensar a respeito da marca do produto que diariamente, ou ocasionalmente, adquirimos. Pensando nisso, a Office Total Shop fará uma série de conteúdos sobre a trajetória das grandes marcas que você encontra aqui. A primeira delas será a Lexmark.
A Lexmark, que completou 22 anos no mês de Março de 2013, foi fundada na cidade de Lexington (EUA), em 1991, quando a empresa de investimentos Clayton, Dubiler & Rice, Inc. englobou a área de produtos de impressão da IBM (International Business Machines). No mesmo ano, a empresa inaugurou um escritório em Singapura, ingressando no mercado asiático. Hoje, a Lexmark está presente em mais de 170 países.
Três meses após sua fundação, a empresa inaugurou seu portfolio de produtos com as impressoras matriciais IBM Personal Printer Series II e IBM 4226. Somente em 1992, a Lexmark começou a comercializar produtos utilizando o slogan “Make your Mark” e seu logotipo, o tradicional diamante vermelho. Antes ela comercializava sob licença da IBM.
A Lexmark se transformou em uma empresa independente em pouco tempo. Desse modo, passou a ter sua própria linha de produtos, sua própria equipe de vendas e marketing e com processos de desenvolvimento e manufaturas mais eficazes. Em 1995, seu capital foi aberto na Bolsa de Valores. No mesmo ano ingressou no mercado latino-americano e no mercado japonês, através de um acordo com a Fujitsu, empresa especializada em computadores, telecomunicações, softwarw e serviços. Em 1997, lançou a primeira impressora inkjet do mundo, com capacidade de impressão de 1.200x1.200 dpi, a Lexmark 7000 Color JetPrinter.
Em 2000, a Lexmark surpreendeu lançando a primeira impressora inkjet capaz de imprimir 2.400x1.200 dpi em qualquer tipo de papel, colorido ou preto. No ano seguinte, a empresa começou a comercializar os cartuchos do “Programa Lexmark de Devolução”, preocupada com o meio ambiente, que eram vendidos com desconto comparado aos cartuchos normais, mediante um termo de compromisso do cliente, de após um único uso devolvê-lo somente a Lexmark para que seja reciclado. Com a reciclagem, em 2002, evitou que aproximadamente um milhão de cartuchos para impressoras a laser fossem para os aterros e depósitos de lixo.
Pioneira no desenvolvimento de equipamentos com Wi-fi, em 2009, lançou no mercado uma série de impressoras com tela sensível ao toque e com conexão à Internet.